Transtorno Bipolar

transtorno-bipolar

O que é Transtorno Bipolar

O Transtorno Bipolar caracteriza-se pela oscilação e afloramento dos seguintes sentimentos: tristeza e alegria (maníaco/depressivo). Esse Transtorno afeta, aproximadamente, 3% da população mundial.

O indivíduo que sofre de Transtorno Bipolar muda de humor repentinamente e, na maioria das vezes, sem motivo externo ou aparente. A alegria em demasia denomina-se  mania, já a tristeza em excessodepressão. Porém, essa alteração “imediatista” não é frequente, por essa razão, o diagnóstico deste Transtorno não é simples, o que dificulta a construção de um relacionamento interpessoal. Ainda que a situação clínica não seja considerada grave, é complicado o indivíduo sentir-se seguro e preparado para honrar ou iniciar um compromisso.

Sintomas de Transtorno Bipolar

Os sintomas mais comuns são:

  • Perda da criticidade
  • Propensão a gastos descontrolados
  • Incapacidade de aceitar limites
  • Visão e opiniões negativas
  • Baixa autoestima
  • Auto recriminação
  • Pensamentos Suicidas

bipolaridadeAs crises do Transtorno Bipolar, não segue uma regra de duração, as fases de mania ou depressão pode durar alguns dias, vários meses. Já os períodos de estabilidade entre as crises podem durar dias, meses ou até anos. Fazendo o tratamento adequado o indivíduo acometido por tal transtorno pode diminuir a duração das crises ou até mesmo previni-las.

Apesar desse misto de emoções, se diagnosticado e tratado adequadamente, o paciente pode retornar a uma vida normal.

“Hoje há uma série de tratamentos farmacológicos eficientes no tratamento da doença bipolar. O primeiro objetivo desta terapêutica é impedir a alternância de fases, ambas comprometedoras, e o retorno à vida familiar e profissional no mais breve período de tempo possível, evitando a desconexão do paciente com sua realidade. Além da eliminação dos altos e baixos do quadro clínico, é importante cuidar dos possíveis danos que podem ter sido causados à autoimagem do paciente. Estes danos só podem ser desfeitos através de um trabalho psicoterápico. Por este motivo, em muitos casos o tratamento inclui o uso de medicações associado a intervenções psicológicas.

Entre em contato através do formulário para obter mais informações sobre Transtorno Bipolar:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (não obrigatório)

Assunto

Sua mensagem